No mundo dos negócios, as marcas que conseguem criar uma conexão emocional com seu público têm mais sucesso. Uma das formas mais eficazes de construir essa conexão é por meio do storytelling. No livro Storytelling – histórias que deixam marcas, o autor Adilson Xavier traz alguns conceitos para o termo. Um deles é de que storytelling é a técnica de empilhar tijolos narrativos, construindo monumentos imaginários repletos de significados. De maneira mais direta, essa técnica elabora e encadeia cenas, dando a elas um sentido envolvente que capte a atenção das pessoas e permita o entendimento de uma ideia central.
Por meio desta ferramenta é possível transformar a percepção da sua marca, promover o crescimento e demonstrar o compromisso com o público. Vejamos como:
Benefícios do storytelling
- Humanização da marca: contar histórias humaniza sua marca, deixando-a mais próxima do público. Quando você compartilha narrativas reais da sua empresa, o público vê a marca como mais do que um simples negócio, estabelece um vínculo emocional e passa a se identificar com ela.
- Diferenciação no mercado: histórias autênticas sobre a sua empresa, desafios superados e conquistas diferenciam a marca das demais. Essa estratégia cria uma imagem positiva para os consumidores e facilita a preferência pela marca.
- Engajamento do público: Ao invés de apenas transmitir informações, use o storytelling para envolver as pessoas emocionalmente. Isso aumenta o engajamento e faz com que o público compartilhe a história com outras pessoas, ampliando o alcance da mensagem.
- Construção de confiança: seja verdadeiro. As histórias reais, aquelas que acontecem nos bastidores, fazem muito sucesso, pois as pessoas sentem que estão em contato com a essência da marca. Isso promove um sentimento de confiança e respeito, fator essencial para manter um relacionamento duradouro com os clientes.
Na prática:
Essas técnicas são amplamente aplicadas no mercado. Vamos assistir ao vídeo abaixo. Ele faz parte de uma das várias campanhas que a Havaianas realizou:
Voltando ao livro de Adilson Xavier, ele nos diz: os comerciais de TV das Havaianas há muitos anos nos apresentam situações divertidas em que o produto participa com intensidade menor ou maior, porém sempre de maneira despretensiosa. No vídeo de exemplo, o ator Cauã Reymond está às voltas com Bolota, um cãozinho que adora comer suas sandálias. Levando em conta os pontos apresentados acima, é possível fazer uma rápida análise de como o storytelling é apresentado:
- Humanização da marca: todo mundo que tem um cachorro ou teve contato com algum dono, sabe que o ato de mastigar calçados é muito natural. Esse fator gera um vínculo emocional direto com um público amplo.
- Diferenciação no mercado: aqui está a graça da mensagem: ao pedir uma sandália concorrente, Cauã está certo que vai enganar o Bolota. Porém, até o cachorro consegue reconhecer as Havaianas originais, enaltecendo a qualidade das sandálias.
- Engajamento do público: O comercial poderia seguir uma linha bem diferente, mas ao trazer um ator conhecido vivendo uma situação comum, gera um engajamento com o público que tende a compartilhar a mensagem com outras pessoas.
- Construção de confiança: O slogan final resume este ponto: “as legítimas desde 1962”. Ou seja, está expresso nesta mensagem a tradição e competência da marca, presente no mercado há décadas. Além disso, existe um apelo de vendas na escolha do ator. Afinal, as pessoas querem ter as Havaianas de Cauã Reymond.
Utilizar as técnicas de storytelling de forma eficaz auxiliam empresas de todos os portes e segmentos, além de fortalecer o relacionamento com o público. A ellever está aqui para te ajudar a aplicar essa técnica e várias outras a favor do seu negócio. Entre em contato conosco e veja como o poder das histórias pode levar sua empresa a outros patamares. Vem ser um ellever!